Blog

Afinal, é possível ao ar-condicionado não prejudicar o meio ambiente?

Por Summer Cool em | Ar condicionado
Afinal, é possível ao ar-condicionado não prejudicar o meio ambiente?

É fato que as frequentes altas temperaturas acarretam em mais uso de energia elétrica, seja via ventiladores ou refrigeradores. O uso de ar-condicionado, por exemplo, está crescendo cada vez mais, uma vez que o mundo está ficando mais quente com o passar dos anos, segundo climatologistas.

Nesse sentido, a Agência Internacional de Energia (IEA) avalia que a energia consumida por tais aparelhos deve triplicar até o ano de 2050. A questão é: quanto mais refrigeradores, mais calor? O uso do ar-condicionado contribui para o aquecimento global? Afinal, é possível que o meio ambiente não seja prejudicado?

Estas e outras são dúvidas frequentes em momentos em que o discurso de um Brasil mais sustentável se faz presente. Portanto, selecionamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre ar-condicionado e sustentabilidade. Acompanhe!

Entenda o caso de o ar-condicionado estar aquecendo o planeta

Uma preocupação em torno disso é o fato da população não se ater em buscar alternativas de aparelhos mais econômicos, ou seja, que gastem menos energia. Isso se dá ao fato do valor mais elevado de ares-condicionados mais eficientes e, por isso, mais econômicos no quesito do gasto elétrico.

No entanto, a questão suprema é a de haver, por exemplo, mais de 1,6 bilhão de ares-condicionados em funcionamento, com estimativa crescente para 2050 de 5,6 bilhões. Mas como o uso de refrigeradores do tipo pode aquecer o planeta?

Para que um ar-condicionado funcione é necessário haver energia, certo? E quando isso acontece, ou seja, ao gerar energia, há emissões de gases estufa que são liberados pelas usinas de carvão e gás natural.

Nesse sentido, quanto mais aparelhos de ar-condicionado, maior será o impacto no aquecimento global por meio dessas emissões, uma vez que a energia gerada aumentaria.

Então, torna-se um círculo vicioso, pois aumentando as emissões desses gases para gerar mais energia, haverá mais impactos no aquecimento global, o que também leva a uma maior demanda por aparelhos refrigeradores do tipo, visto que o mundo se tornará mais quente.

Gás ecológico e sistemas de refrigeração mais sustentáveis

Cientistas e empresas de tecnologia apontam para sistemas mais eficazes, pois já há no mercado aparelhos mais eficientes e que gastam menos energia, conforme apontado anteriormente.

Por exemplo, há no comércio opções de aparelhos chamados de “ar-condicionado Inverter”, que possuem compressor com funcionamento gradativo, reduzindo significativamente o consumo de energia e utilizando gás ecológico não prejudicial à atmosfera.

O gás ecológico é o que não emite clorofluorcarbonos (CFC). Essa substância é prejudicial à nossa saúde e ao meio ambiente, no qual causa danos à camada de ozônio, responsável por proteger o planeta da radiação solar.

Nesse sentido, os gases mais sustentáveis, chamados de gases ecológicos, possuem o potencial de aquecimento global (GWP) muito baixo. Os mais comuns no mercado são o R-410A, o mais utilizado, e o R-407C.

Esses sistemas de refrigeradores, além de serem mais sustentáveis, também gastam menos energia, uma vez que não precisam de muita força para funcionar, podendo reduzir o consumo em até 40%.

Modelos de ar-condicionado ecológico

Ficou interessado em investir em um ar-condicionado mais econômico no consumo de energia e ainda com gás mais sustentável? Selecionamos para você algumas opções do mercado. Confira:

  • Ar Condicionado LG Split Libero Art Cool 12.000 BTU/h

Esse modelo da LG possui a tecnologia Inverter, que mencionamos acima, e possui o gás refrigerante ecológico R-410A. É considerado 60% mais eficiente que aparelhos convencionais.

  • Ar Condicionado Split High Wall Eco Inverter Elgin 12.000 BTUs

Mais um modelo Split e com sistema Inverter, que economiza até 40% no consumo de energia elétrica em comparação aos convencionais. Além disso, ele possui Wi-Fi, o que permite controla-lo por meio de smartphones. Outra vantagem é o gás ecológico R410A utilizado no aparelho.

  • Ar condicionado split inverter Consul 12.000 BTUs

Também possuindo o gás ecológico R410A, esse modelo tem classificação enérgica A e sistema Inverter, assim como os anteriores. Além disso, possui a função padrão “dormir” e aviso de “limpa filtro”, o que já ajuda a manter seu bom funcionamento em dia.

Como evitar prejuízos no meio ambiente ao usar o ar-condicionado?

Se você ainda não pode investir em um ar-condicionado mais sustentável, não pense que não pode ajudar a evitar maiores problemas futuros com o aquecimento global. Há algumas práticas diárias que já contribuem com a economia do consumo elétrico.

Para isso, selecionamos algumas dicas simples:

  • regule e mantenha a temperatura em 23ºC, o recomendável pela Avisa;
  • evite usar lâmpadas acesas quando estiver com o ar-condicionado em funcionamento;
  • quando for dormir, use a opção “sleep” do aparelho;
  • caso não tenha essa função, mantenha a temperatura em 23ºC ou desligue-o quando o quarto já estiver refrigerado o suficiente;
  • realize a limpeza periódica e mantenha a manutenção em dia, trocando o filtro quando necessário;
  • se possível, proteja a parte externo da luz solar;
  • opte por instalá-lo em partes superiores;
  • é importante que todas as portas e janelas permaneçam bem fechadas ao usá-lo, por isso, evite deixar a porta aberta ao sair e entrar no cômodo;
  • por fim, procure saber o tamanho e potência ideal para cada espaço.

Além dessas dicas, vale a pena conferir o aplicativo de celular chamado “Smart AC Control”, que é ligado aos aparelhos. Com ele, é possível controlar a potência do seu ar-condicionado com base na previsão do tempo. Ele também o desliga automaticamente ao você se ausentar do cômodo, por exemplo.

A empresa criadora do App, Tado, diz que o melhor gerenciamento da temperatura pode reduzir cerca de 40% o consumo de energia elétrica. O aplicativo encontra-se disponível como “tado” no Google Play e possui nota 4,3 nas avaliações.

Essas são dicas simples e possíveis de serem aplicadas no dia a dia. É importante ressaltar que seguindo-as, além de ajudarem a economizar o consumo de energia elétrica, ainda garantem maior tempo de vida útil ao seu aparelho. Ou seja, você ajuda o meio ambiente e garante o seu conforto.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários