Blog

Ar-condicionado com sensor de presença: por que pode ser uma boa opção

Por Summer Cool em | Ar condicionado
Ar-condicionado com sensor de presença: por que pode ser uma boa opção

Como visto, nos últimos tempos aparelhos de ar-condicionado têm melhorado, cada vez mais, suas tecnologias. O desenvolvimento tem sido tão grande que já é possível encontrar aparelhos por comando de voz, controlados pelo celular e até mesmo por anel. 

Além disso, o avanço tem sido no sentido de melhorar o consumo e a eficiência energética. E nessa seara entram os aparelhos que dispõem de sensores de movimento, com a promessa de contribuir consideravelmente para climatização do ambiente. De tal modo, o aparelho liga quando percebe a presença de alguém e desliga quando o ambiente está vazio.

Além de permitir que se ligue e desligue o aparelho sozinho, também permite o controle do fluxo do ar que sai do aparelho.  Nesse sentido, quanto mais pessoas ingressarem no ambiente, maior será o fluxo de ar no ambiente. De modo inverso, quanto menos pessoas estiverem no ambiente, menor será o fluxo de ar.

Isso contribui para maior economia energética e redução de valores de contas. Ademais, esse tipo de tecnologia é ideal para:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Salões;
  • Supermercados;
  • Escolas;
  • Praça de alimentação, entre outros.

Mas por que aparelhos com sensor de presença pode ser uma boa opção para os ambientes?

Não é nenhuma novidade o fato de que, para reduzir o consumo de energia, é necessário evitar desperdício. Mas como fazer isso? Através do gerenciamento do sistema de ar-condicionado por meio de sensores de presença.

Por meio de aparelhos com sensor de presença, é possível fornecer mais segurança e economia para as pessoas. Afinal, pauta-se no uso racional da refrigeração.

Alguns estudos já apontam que a utilização de aparelhos de ar-condicionado com sensor de presença induz uma economia de aproximadamente 75% de consumo de energia elétrica. Isso ocorre pelo fato de que os aparelhos só funcionam se houver pessoas no ambiente. Ou seja, se não tiver ninguém no local, o aparelho permanece desligado.

Em relação à segurança diz que o aparelho identifica a presença de alguma pessoa no ambiente e somente aí liga, evitando, assim, sobrecarregar o uso do aparelho e possível sobrecarga elétrica.

Gostou da solução? Saiba que é possível possuir aparelhos de ar-condicionado com sensor de presença tanto em ambientes domiciliares, quanto em ambientes comerciais.  De tal modo, para quem está buscando essa comodidade, é importante contar com auxílio de profissionais especializados.

Os profissionais especializados seguem corretamente a instalação do serviço e estudam:

  • Local adequado de instalação;
  • Melhor modelo de aparelho;
  • Potência energética;
  • Altura;
  • Ângulo ideal de funcionamento;
  • Conexão adequada da fiação, entre outros.

Dessa forma, com uma adequada instalação e com apoio de empresas especializadas, é possível usufruir dos benefícios da instalação de aparelhos de ar-condicionado com sensor de presença.

Sabe o que é eficiência energética do aparelho de ar-condicionado?

A eficiência energética de um aparelho tem relação com a otimização do consumo do aparelho. Para isso, é importante sempre analisar as especificidades do aparelho a fim de obter um consumo correto.

Antigamente, os aparelhos eram criados e instalados sem a preocupação com consumo energético. Isso acabava desperdiçando energia, além de deixar mais susceptível a incêndios e acidentes.

Daí surge a eficiência energética com o escopo de produção de aparelhos mais seguros e mais eficientes nas suas funções. Isso pensando na economia de energia e manutenção de ambientes mais seguros.

Além disso, quando se fala em instalação de aparelho de ar-condicionado, a noção de eficiência energética torna-se ainda mais importante, uma vez que são instalações mais complexas e que necessita de apoio especializado.  Ao encontro disso, aparelhos com sensor de presença contribuem para melhor eficiência.

A importância de um projeto de climatização

Se o objetivo é climatizar, refrigerar, manter agradável um ambiente, entra em cena o uso do ar-condicionado. No entanto, para assegurar uma adequada instalação do aparelho e escolha do modelo mais propício para o tipo de ambiente, é indispensável a existência de um projeto de climatização.

Dessa maneira, sugere a análise de alguns dados:

  • Ventilação natural;
  • Potência elétrica e os tipos de saída;
  • Instalação hidráulica, entre outros.

Através do conhecimento dessas informações, torna-se possível a escolha adequada do aparelho conforme cada tipo de ambiente. Afinal, cada aparelho tem suas particularidades e especificidades.

Conhece os selos de eficiência dos aparelhos?

Os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, de modo geral, apresentam um selo de classificação dos produtos em faixas coloridas: escala mais eficiente para menos eficiente.

Nesse sentido, selo A é mais eficiente e G menos eficiente (isso varia do tipo de produto). Esse selo é denominado “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia” e é vinculado ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que também afere o “Coeficiente de Eficiência Elétrica”.

Todos aparelhos de ar-condicionado no Brasil têm que ser avaliados e aprovados pelo INMETRO por meio do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) e, assim, devem constar obrigatoriamente um ENCE. Por outro lado, o selo PROCEL não é obrigatório e é concedido pela Eletrobrás apenas aos produtos mais eficientes do mercado.

Portanto, a observância desses selos por parte do consumidor é de suma importância para se informar acerca das características importantes sobre o produto pretendido. E assim como outros eletrodomésticos, o ar-condicionado também conta com esses selos. Por isso, vale a pena conferi-los!

A importância do consumo consciente do ar-condicionado

Não se atentar para um projeto de climatização, para uma boa eficiência energética e até mesmo desconsiderar as opções de aparelhos de ar-condicionado com sensor de presença, pode ser ato atentatório ao consumo consciente.

Às vezes, escolhas erradas e não buscar auxílio profissional faz com que haja um consumo maior de energia, que vai além do necessário. Com isso, pequenas ações já podem fazer diferença:

  • Mantenha a manutenção do seu aparelho em dia;
  • Limpe os filtros;
  • Busque auxílio de profissionais do ramo;
  • Conte com um projeto de climatização;
  • Atente para o selo de eficiência dos produtos;
  • Estude o seu ambiente e escolha o modelo ideal.

Sem dúvida, o aparelho de ar-condicionado veio para manter o ambiente mais agradável e fornecer melhor qualidade de vida ao consumidor, sobretudo ao considerar os dias quentes do ano. Contudo, é importante que o consumidor também faça sua parte e adote um consumo consciente!

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários