Blog

Controle de temperatura e umidade podem evitar a proliferação do Covid-19

Por Summer Cool em | Ar condicionado
Controle de temperatura e umidade podem evitar a proliferação do Covid-19

Desde que a pandemia começou no Brasil há uma discussão sobre o papel do ar-condicionado no aumento da proliferação do vírus. Por acreditarem que a contaminação da Covid-19 seja facilitada pelo sistema de refrigeração, muitas empresas passaram a manter os aparelhos desligados.

Todos já sabem que, como qualquer outro vírus, a Covid-19 se propaga pelo ar quando alguém contaminado espirra, tosse ou até mesmo conversa sem proteção das máscaras. As microgotas viajam por 4,5 metros antes de caírem ao chão. Esse tempo é suficiente para infectar pessoas que estão no mesmo ambiente.

Segundo pesquisas cientificas, a umidade pode favorecer a redução do contágio. A explicação é que as microgotas expelidas pelo infectado quando se chocam com as microgotas de água, presentes no ar, ficam mais pesadas e caem ao solo mais rapidamente. A temperatura controlada também é um fator importante para o controle de doenças.

A Sociedade Norte-Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar- Condicionado (ASHRAE) explica que os aparelhos de climatização são importantes não apenas para o conforto térmico, mas para reduzir as infecções pelo coronavírus.

Entretanto, a ABRAVA (Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) alerta que é importantíssimo realizar a manutenção preventiva periodicamente, a fim de evitar o aumento exponencial dos casos de infecção de coronavírus (COVID-19) no Brasil. A entidade esclarece que caso a limpeza não seja realizada nas datas corretas, a qualidade do ar é comprometida. Dessa forma, muitas doenças podem ser transmitidas, inclusive a Covid-19.

Chamar atenção para o uso correto do equipamento de refrigeração é importantíssimo neste momento, já que há muitos estabelecimentos desligando o ar-condicionado, tornando o ambiente propício à proliferação do vírus da Covid. A ABRAVA informa que locais sem climatização e sem ventilação são fatores insalubres para a saúde.

Como garantir a qualidade do ar respirado?

De acordo com a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), é importante manter a umidade relativa do ar entre 40% e 60% em ambientes internos. Os estudos conduzidos pela ASM apontam que essa atitude pode ajudar a limitar a propagação e a sobrevivência do SARS-CoV-2 ou Covid-19. Isso também minimiza a proliferação de fungos e bactérias, além de manter as mucosas dos ocupantes intactas e hidratadas.

Há quatro maneiras de assegurar um ar de qualidade, evitando a contaminação por diversas doenças. São elas:

Renovação do Ar – A renovação é bastante eficaz porque garante a diluição do ar no interior do ambiente, não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes. A ação de ventilação e circulação do ar garantem a renovação e, consequentemente, um ambiente saudável.

Filtragem – O objetivo da filtragem é reter partículas e micro gotículas, capazes de carregarem poluentes ou microrganismos como o Covid-19 e outros vírus perigosos à saúde.

Temperatura: Uma temperatura ideal oferece conforto a todos que estão no ambiente. Porém, antes de defini-la é importante ficar atentos a diversos fatores, como a estação climática, local e roupas utilizadas pelos ocupantes do local. Em média, a temperatura ideal fica entre 20 e 24 graus.

Monitoramento do ar – Para manter o nível de CO2 dentro dos índices determinados para ambientes é necessário contar com profissionais especializados em manutenção de ar-condicionado. Essa é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes fechados, como hospitais, escritórios, clínicas e residências. O monitoramento é realizado conforme indicado no Plano de Operação, Manutenção e Controle (PMOC), que é uma das maneiras de garantir a segurança das pessoas que estão no mesmo ambiente. Para assegurar o PMOC, o Congresso Nacional aprovou em 2018 a Lei 13.589 que apresenta parâmetros para a Qualidade do ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde (ANVISA). A resolução apresenta os níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil detecção, entre eles, o índice de CO2 e quantidade de fungos.

Além disso, o documento aponta os níveis aceitáveis de temperatura e umidade. Também são apontadas a velocidade do ar e fator de renovação. Apesar de ainda não haver comprovação científica de que o monitoramento do ar ajude a conter a proliferação da Covid-19, elas são essenciais para manter a qualidade do ar.

Durante a manutenção preventiva, os técnicos de ar-condicionado devem verificar os sistemas de renovação e tomada de ar externo. Esses itens devem ser mantidos limpos e operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições. Entre os itens que devem estar limpos e higienizados são:

  • bandejas de condensado com boa drenagem;
  • ventiladores;
  • serpentinas e em bom estado.

Tudo isso assegura a qualidade do ar respirado no ambiente fechado. Isso é imprescindível para que o ambiente climatizado esteja adequado às necessidades das pessoas que circulam no local. Todo esse cuidado é de responsabilidade do proprietário do estabelecimento.

Cuidados preventivos contra a Covid-19

Embora necessárias, a manutenção de ar-condicionado não substitui as medidas de segurança determinadas pela Anvisa e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a proliferação da contaminação, como:

  • Uso de máscaras;
  • Higienização das mãos constantemente;
  • Evitar aglomerações de qualquer tipo;
  • Distanciamento social;
  • Sair de casa só em extrema necessidade.

A manutenção e limpeza devem ser mantidas sob todos os aspectos, respeitando a periodicidade definida pelos profissionais especializados. A higienização preventiva atende as necessidades de cada aparelho e as condições a que está exposto. Para que o serviço seja eficiente, recomenda-se a contratação de empresas de sistema de refrigeração habilitadas para execução do trabalho. Optar pelo profissionalismo é uma maneira de evitar dores de cabeça e ter a garantia de uma manutenção de alto desempenho.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários