Blog

Crédito para Pequenos Empreendedores

Por Summer Cool em | Outros
Crédito para Pequenos Empreendedores

Não é novidade para ninguém que a vida de proprietários de pequenas e médias empresas não é fácil aqui no Brasil. Isso, considerando a pouca infraestrutura de apoio e as taxas fiscais elevadas.

Na situação atual do mundo, fechamento de negócios, depois a liberação para abertura novamente, redução de horário de funcionamento, limitação de clientes, entre outros aspectos, torna o funcionamento da empresa ainda mais caótico.

Isto pode ocasionar em diversos imprevistos, principalmente em custos, e falta de entrada de capital.

Imagina, chegar um estoque que não tem como sair pois o fluxo de pessoas diminui e quando começa a sair você tem que fechar o negócio por tempo indeterminado.

Como fica o pagamento dos funcionários? E das contas de consumo? O que fazer com o estoque? E a pergunta mais importante, de onde vai sair o dinheiro para resolver esses problemas?

Empréstimos para Pequenas Empresas

A solução é clara, é preciso de dinheiro agora para cobrir as emergências ou talvez para cumprir suas obrigações fiscais e legislativas. Em alguns casos será necessário cortar custos em curto prazo para reinvestir em uma expansão ou melhoria das condições de trabalho.

Enfim, são diversas as razões para procurar um empréstimo e há diversas modalidades no mercado.  

Neste artigo iremos explorar alguns opções para que você possa ter, ao menos, um entendimento básico delas antes de tomar uma decisão.

Crédito para capital de giro

Este tipo de crédito é oferecido para a empresa para cobrir os gastos do dia-a-dia, apesar de que não há a necessidade da descrição por parte do solicitante sobre como o crédito será utilizado.

Isto se deve ao usual curto prazo de pagamento das parcelas. Porém, diversos bancos e instituições oferecem diferentes modos de pagamento, opções de parcelamento e juros.

O ideal é visitar o máximo de instituições, incluindo fintechs, para a simulação desta modalidade de empréstimo.

Alguns exemplos de instituições que possuem esta modelo de empréstimo são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Desenvolve São Paulo.

Empréstimo com Garantia

Também conhecido como empréstimo para uso livre, é uma modalidade onde é colocada uma posse, usualmente um carro ou imóvel, e a partir da valorização do bem é colocada uma porcentagem em cima do valor.

Esta porcentagem, então convertida, gera o valor máximo ou disponível para a realização do empréstimo. Usualmente, estes empréstimos tem valores mínimos atrelados também.

A vantagem deste tipo de empréstimo, normalmente, se dá aos longos prazos de pagamento, juros menores e, consequentemente, parcelas menores.

Por estar de acordo com a valorização do bem, ele acaba tendo a possibilidade de trazer um capital maior também.

Algumas empresas que oferecem esta modalidade de empréstimo são: a Caixa, a Creditas e a Bcredi.

Antecipação de Recebíveis

Bem, a antecipação de recebíveis se refere a possibilidade de antecipar um recebimento futuro que você tenha.

Ou seja, invés de receber algo no mês de outubro como estava programado e já garantido, você pode antecipar este recebimento para julho.

Isto requer uma ótima organização para não comprometer o planejamento financeiro a longo prazo.

Empresas de maquininhas de cartão e cooperativas do sistema Sicredi oferecem esse serviço.

Algumas, inclusive, sem a cobrança de taxas ou juros, mas tenha em mente que isto varia de empresa para empresa.

Microcrédito

São valores, usualmente mais baixos, disponibilizados para pequenas empresas, MEIs e até mesmo profissionais informais.

Os valores variam, podendo ir na casa das centenas ou dezenas de milhares, assim como as taxas e opções de parcelamento.

Estas opções de parcelamento costumam ser mais curtas e o dinheiro recebido deve ser investido na empresa, obrigatoriamente.

O BNDES, Banco Itaú, Banco Bradesco, entre outros, oferecem essa modalidade de empréstimo.

Peer to Peer

A linha de crédito peer to peer (P2), é uma linha que começou a ter certa popularidade nos dias atuais.

Nesta modalidade, uma empresa faz a ponte entre investidores e negócios que eles podem querer investir. Este investimento é um empréstimo.

Cada investidor pode emprestar o valor parcial ou o valor total do pedido de crédito. Assim, minimizando os riscos para eles.

Uma empresa do ramo é a IOUU.

Outros modelos de empréstimo e obtenção de crédito

Há também a possibilidade de receber uma linha de crédito a partir de empresas como cooperativas, que não pagam alguns dos impostos comuns a outras empresas.

Isto pode possibilitar melhores condições de pagamento e em valores a serem recebidos na sua linha de crédito.

Elas requerem que você entre como sócio, comprando uma cota da mesma, assim como participante de decisões sobre a mesma para liberação de crédito.

Outra possibilidade vem da atuação e parcerias do governo com entidades, como o Banco do Povo e a linha de crédito Juro Zero para MEIs.

O BNDES possui outras linhas de crédito e propostas disponíveis também.

Dicas antes de se aceitar uma linha de crédito

O primeiro ponto que é o de reponsabilidade fiscal, ou seja, fica a cargo do pequeno empresário não estar inadimplente para garantir que uma boa linha de crédito seja liberada.

Para não cair em nenhuma armadilha, confira as dicas:

  • Simule em Fintechs: já que estão em expansão, tendem a oferecer melhores condições, além de oferecer simulações mais rápidas.
  • Não aceite a primeira proposta logo de cara: analisar friamente a proposta irá garantir maior assertividade em sua decisão final, ao mesmo tempo que busca outras possibilidades de crédito.
  • Busque alternativas na competição do banco e dentro dos planos de crédito oferecidos.

As dicas acima parecem simples, mas são extremamente difíceis de serem seguidas. Conheça todas as possibilidades para tomar uma decisão segura e sustentável em médio e longo prazo.

Para buscar alternativas em outras instituições tenha em mente a primeira parte deste artigo, onde é mencionado algumas instituições e modalidades de linhas de crédito que devem ser o suficiente para você ter outras escolhas, além da primeira oferecida.

E não se esqueça de fazer sua pesquisa própria, assim você irá fazer uma escolha informada, da qual não irá se arrepender futuramente.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários