Blog

Dicas para fazer a manutenção de ar condicionado

Por Summer Cool em | Manutenção de ar condicionado
Dicas para fazer a manutenção de ar condicionado

Alguns cuidados são necessários para garantir o perfeito funcionamento e a eficiência do equipamento diante da demanda. Algumas manutenções periódicas são importantes, bem como a limpeza do aparelho, a fim de aumentar o seu tempo de vida útil e a qualidade de ventilação. Outras manutenções são apenas para substituição de gás, mais simples e comuns, as quais também podem ser previstas e agendadas.

A utilização do ar condicionado tornou-se algo comum nas residências devido a necessidade de promover o conforto térmico dos ambientes, sejam eles residenciais ou sejam profissionais.

Isso ocorre porque atualmente o modo de vida e o uso de aparelhos eletrônicos, bem como a urbanização e o uso de veículos automotores contribuem para o aumento das temperaturas, além da incidência da luz solar. Deste modo, o uso de ar condicionado passou de um artigo de luxo para uma necessidade comum a todos.

Ambientes que necessitam de controle de temperatura, em sua maioria relacionados com a produção de alimentos, ou então o uso de salas para servidores, são exemplos em que a atuação do aparelho de refrigeração de ar é fundamental e indispensável. Desta forma, para manter o seu funcionamento sem que sejam prejudicadas as tarefas cotidianas, é importante identificar quando deve ser realizada a manutenção do ar.

Como são feitas as manutenções?

As manutenções de ar condicionado que devem ser feitas não consistem somente em consertos. Devem ser realizadas limpezas periódicas, além de manter a atenção aos pequenos detalhes sobre o funcionamento do aparelho.

A higienização do ar condicionado, a qual pode ser feita semanalmente, não deve utilizar água quente ou produtos químicos agressivos e abrasivos, do mesmo modo que não deve ser utilizado esponjas, esfregões de aço ou lixas. A água com detergente de louça e uma flanelinha são suficientes para retirar o pó e a sujeira depositados sobre o aparelho. 

No entanto a limpeza de filtros é um tipo de manutenção que exige a atuação profissional para garantir que a sua remoção, ou até mesmo a troca, seja realizada da forma correta. Existem algumas manutenções como esta que são comuns e devem ser feitas por profissionais:

  • Troca e limpeza de filtros;
  • Substituição do gás;
  • Troca de peças;
  • Reinstalação e manejo;
  • Correção de vazamentos.

Principalmente em regiões litorâneas, onde há maresia, é importante a limpeza do ar condicionado para evitar que as peças sofram corrosão. Nestes caso é orientado ao proprietário o uso de revestimentos que atuem de forma a proteger externamente o equipamento. A limpeza básica periódica para retirada de poeira e sedimentos não deve exceder 30 dias. Entretanto, a limpeza realizada por profissionais para troca de filtros deve ocorrer em períodos semestrais.

Em quais casos se deve contratar um profissional?

Para a limpeza dos filtros é aconselhável que seja realizada segundo as especificações da marca e modelo do ar condicionado, a fim de ser instalado corretamente e não danificar o aparelho. Para essa e outras manutenções que envolvem a substituição de peças ou conserto, bem como a identificação de vazamentos e a troca de gás devem ser feitas por profissionais.

A cada quatro, ou a cada seis meses devem ser realizados verificações de modo a prevenir que o ar condicionado pare de funcionar por algum defeito que se apresente. Essas inspeções periódicas podem ser realizadas junto a manutenção de higienização dos filtros. Contudo, ao identificar ruídos incomuns, ou o mau funcionamento deve ser solicitada a assistência técnica.

Uma limpeza mais completa precisa ser realizada por um profissional competente.

Substitua frequentemente a bateria do controle

Para evitar que o controle do ar condicionado pare de funcionar, mantenha as pilhas sempre novas, observando o período de validade e a sua duração. Muitas vezes o comando não é dado devido a problemas com o dispositivo. A troca de pilhas também evita que elas causem algum dano ao controle do ar condicionado.

Por que contratar um profissional?

O aparelho de ar condicionado apresenta sintomas que indicam o problema a ser solucionado. Esses sintomas são facilmente identificados por profissionais especialistas que realizam o serviço com cuidado. Além disso, chaves, equipamentos e até mesmo as peças utilizadas exigem um conhecimento para que sejam manuseadas e não ocorram acidentes.

É muito fácil de danificar outras peças do sistema de refrigeração caso não saibam removê-las. Logo, o trabalho pode ser dobrado e acabar aumentando a despesa com  a manutenção. O profissional saberá realizar o serviço com responsabilidade e segurança, oferecendo garantias do seu serviço.

Além disso, quaisquer outros problemas podem ser identificados antes mesmo de ocorrerem. A experiência do profissional é muito importante para que a manutenção seja eficaz, atuando também de forma preventiva.

Por que devo fazer a manutenção preventiva?

A manutenção de limpeza é uma manutenção preventiva. Ela é feita com dois objetivos: melhorar a qualidade do ar e também evitar que as peças estraguem ao ser depositado partículas de gordura e poeira. Do mesmo modo, a manutenção preventiva visa verificar quais os elementos do aparelho de ar condicionado estão desgastados ou trincados precisando de reparos antes que impeçam o funcionamento do equipamento.

Desta forma, é possível identificar e corrigir as tubulações de gás utilizadas no equipamento, para que sejam reparados, caso haja vazamentos. Neste caso, a troca do gás pode ser realizada de maneira segura e a durabilidade após a troca será garantida.

Estes são exemplos de como a atuação das manutenções preventivas, realizadas periodicamente, podem evitar gastos excessivos e danos ao equipamento. Do mesmo modo, aumenta a vida útil do seu ar condicionado.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários