Blog

O ar condicionado pode ajudar a diminuir a umidade da casa

Por Summer Cool em | Manutenção de ar condicionado
O ar condicionado pode ajudar a diminuir a umidade da casa

Sabe aquelas manchas escuras nas paredes da casa? Elas são fungos que surgem devido ao excesso de umidade no ambiente residencial. Conhecidas como mofo ou bolor, as manchas são um problema muito grave porque provocam alergias respiratórias e outras doenças. 

As manchas também incomodam por causa da aparência de sujeira, dando ideia de desleixo dos moradores. Além disso, podem comprometer a estrutura do imóvel e deteriorar móveis. A umidade está relacionada a diversos fatores, dentre elas o clima de uma determinada região, época do ano ou fatores internos do imóvel, como infiltrações.

O mofo é formado por fungos que se reproduzem ao entrarem em contato com ambientes úmidos e quentes. Quando os esporos começam a crescer são formadas manchas com cor e odor característicos, que podem ser encontradas em paredes, móveis, roupas e outras superfícies.

Imagem de Papel de Parede dos anos 70

Doenças provocadas por fungos e bactérias do mofo

Alergias e problemas respiratórios são as doenças mais comuns para quem vive em um ambiente com mofo. Crianças, pessoas com imunidade baixa e idosos são os mais atingidos por manifestações relacionadas a fungos e bactérias.

Conheça algumas dessas doenças:

  • Sinusite fúngica: Em alguns casos, a sinusite é causada por bactérias fúngicas. A doença não tem cura, mas tem tratamento médico. Ela precisa ser tratada logo no início, antes que se agrave, com consequências muito mais sérias à saúde.
  • Síndrome da resposta inflamatória sistêmica: Esta é uma doença crônica e está associada à categoria de moléstias relacionadas a uma forte intoxicação respiratória causada por biotoxinas emitidas pelo mofo. A doença afeta os pacientes de diferentes formas, podendo atacar órgãos como fígado e rins.
  • Bronquite crônica: Inflamação das vias aéreas menores do pulmão. A doença tem como sintoma uma tosse que dura pelo menos três meses em dois anos consecutivos.
  • Confusão ou perda de memória: Isso ocorre por causa da toxina gerada pelos esporos do mofo. Os fungos geram uma maior inflamação no hipocampo do cérebro, região responsável pela memória. Entre os efeitos colaterais mais graves estão a perda de memória a longo prazo, insônia, ansiedade e confusão geral.
  • Inflamação nos olhos: Os compostos químicos do fungo irritam as membranas mucosas dos olhos, provocando inflamação. Os olhos ficam vermelhos, a visão fica turva e causa sensibilidade à luz. As inflamações mais comuns do mofo são ceratite (inflamação nas córneas) e conjuntivite. 

Ar condicionado ajuda a diminuir a umidade e as doenças causadas pelo mofo

O sistema de ar condicionado, além de refrescar o ambiente e oferecer bem-estar, pode reduzir a umidade. Com isso, fungos e bactérias originários do mofo desaparecerão da sua casa, reduzindo o aparecimento de alergias e doenças respiratórias. 

Mesmo com uma limpeza mais intensa e detalhada com produtos antifúngicos e todos os outros cuidados, o mofo pode aparecer. Para evitar o indesejável fungo em suas paredes, conte com o ar condicionado. 

O aparelho de refrigeração é ótimo para a reduzir a formação de mofos, porque retira a umidade do local em que está instalado. Mas isso vai depender muito de o proprietário estar em dia com a higienização do aparelho. Com filtros limpos, a umidade do ar no ambiente chega a ser abaixo de 60%.

Isso demonstra que o sistema de climatização não se resume apenas a resfriar o ambiente. Ele pode mantê-lo mais seco, reduzindo o aparecimento do mofo nas superfícies e diminuindo as chances de alguém da família ficar doente por conta dos fungos e bactérias, além de tornar o local ainda mais agradável e fresco.

Desumidificar

A função desumidificar pode ser encontrada na maior parte dos aparelhos de ar condicionado modernos. Para utilizá-la é só escolher a opção no controle remoto. Ao ativá-la, o próprio sistema detecta qual é a umidade do ar e passa a trabalhar até atingir um nível satisfatório para o ambiente. 

É importante acionar a função desumidificar todas as vezes que o clima estiver chuvoso ou úmido. Esse cuidado garante um ambiente seco, livre dos fungos e  doenças.

Higienização do ar condicionado

Essa é uma etapa importante e não pode ser esquecida. Se o aparelho de ar condicionado não estiver limpo corretamente, seu desempenho será prejudicado, comprometendo a desumidificação. 

De acordo com especialistas da Summer Cool Facilities, é recomendável fazer a limpeza do filtro pelo menos uma vez por semana. Qualquer pessoa pode realizar essa tarefa, que é bastante simples. Mas se o seu aparelho precisa de uma higienização completa, o melhor é contratar uma empresa especializada. 

Com a higienização profissional, sujeiras acumuladas no interior do equipamento podem ser retiradas totalmente. Para ter esta eficiência garantida o ano todo, é importante higienizar o aparelho a cada seis meses, ou seja, duas vezes ao ano. 

Duas vezes ao ano é o tempo mínimo para fazer a limpeza mais detalhada do seu aparelho. A periodicidade pode aumentar a depender do local onde está instalado o aparelho. Por exemplo, uma clínica de saúde fará a limpeza em período menor em relação a uma residência. A necessidade de higienização é determinada pelo profissional de ar condicionado, que deverá levar em consideração diversos fatores. 

Há casos em que a limpeza é feita mensalmente, mas só um técnico habilitado poderá determinar essa periodicidade com maior precisão. Fazer a manutenção preventiva melhora muito o desempenho do aparelho, que passa a cumprir sua função com qualidade e desempenho.

Além disso, ajuda a livrar você e a sua família do excesso de umidade e, consequentemente, de diversas doenças já citadas neste artigo.

Summer Cool Facilities – qualidade e compromisso

A experiência no mercado de ar condicionado faz da Summer Cool Facilities a melhor do segmento. A empresa presta diversos serviços para quem busca o melhor para o seu sistema de ar condicionado. 

A higienização, incluída no serviço de manutenção preventiva, é realizada por técnicos habilitados que já atuam há anos no setor de refrigeração. Na limpeza faz uso de produtos de qualidade que vão matar fungos e bactérias alojados no equipamento. 

Além de competência, oferece aos clientes preços justos, acessíveis e facilidade no pagamento.

Não cai nas mãos de aventureiros, a Summer Cool Facilities tem a solução ideal para o seu aparelho.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários