Blog

O condensador do seu ar-condicionado também precisa de limpeza

Por Summer Cool em | Manutenção de ar condicionado
O condensador do seu ar-condicionado também precisa de limpeza

Você já ouviu falar no condensador do ar-condicionado? Sabe para que serve? Não? O condensador do ar-condicionado nada mais é do que um dispositivo de troca de calor. Ou seja, é dispositivo semelhante ao evaporador, mas é na unidade condensadora que o fluido refrigerante rejeita o calor do sistema para o ar circundante.

De maneira simples, podemos falar que em uma unidade condensadora o fluido refrigerante superaquece e depois é condensado, rejeitando, assim, o calor para um ambiente externo que pode ser:

  • Ar;
  • Água;
  • Óleo, entre outros.

O fluido refrigerante depois que sai do condensador encontra-se em um estado líquido saturado, tudo isso a depender da temperatura do ambiente externo e do modelo do condensador.

Grosso modo, podemos falar que a unidade condensadora é capaz de transformar o fluido refrigerante que se encontra na forma de vapor em estado líquido.

Feitas essas considerações, neste artigo vamos abordar o porquê de limpar o condensador do seu aparelho de ar-condicionado e mais para frente vamos ensinar como fazê-lo. Ficou curioso? Continue a leitura!

De antemão, já vamos falar que o condensador dispõe de uma serpentina de troca de calor, um ventilador e carcaça. A unidade condensadora que fica no lado externo do ambiente a ser refrigerado, encontra-se passível a intempéries.

Já uma serpentina sem limpeza poderá causar aumento da corrente e pressão, obstruir a passagem do ar e, consequentemente, causar um trabalho forçado da serpentina e do compressor do aparelho.

Com isso, muitas vezes o rendimento do aparelho acaba por ser prejudicado e o consumidor sente um desconforto na climatização.

Pode-se falar, inclusive, que com uma serpentina mal higienizada poderá haver até uma pane no compressor. Este peça-chave de todo funcionamento do aparelho.

Então, ainda resta alguma dúvida de que a uma boa limpeza do condensador do seu aparelho é importante? Acredito que não! Não é somente o filtro que precisa ser limpo!

De que modo se limpa o condensador do aparelho?

Como vimos anteriormente, não resta dúvida de que uma boa limpeza da condensadora do aparelho de ar-condicionado seja fundamental para vida útil do utensílio.

Ademais, a frequência da limpeza deverá ser planejada e definida de acordo com o ambiente onde o aparelho se encontra instalado e em conformidade com a frequência do uso. Mas afinal como fazer esta limpeza?

Você poderá higienizar a condensadora do seu aparelho com apoio de uma escova de pelos ou até mesmo com o auxílio de um aspirador de pó.

E se a serpentina e as aletas tiverem muito imundas, ainda poderá contar com o uso de um jato de ar comprimido ou água de baixa pressão. Tem que ter cuidado para não danificar as aletas, por isso recomenda-se que seja de baixa pressão.

Agora se a serpentina ou as aletas tiverem muito impregnadas, daí terá que fazer a desmontagem do aparelho. Depois de todas as partes desmontadas da condensadora, fará o uso de algum produto desincrustante.

É importante tomar cuidado com o uso desses produtos, uma vez que a maioria é composta de ácidos. Sempre é bom ler as instruções dos fabricantes. Depois de usar o produto, é importante que lave todas as peças com água corrente a fim de retirar todo o produto.

Se não retirar por completo o produto, quando no funcionamento do aparelho, este produto poderá solidificar e prejudicar o funcionamento do aparelho.

Já a carcaça da máquina poderá ser limpa com um pano úmido embebido de sabão neutro e água morna. Não é recomendado o uso de solventes para limpar os plásticos, uma vez que poderá danificar as peças.

Mas por que é necessária a limpeza da condensadora do aparelho?

Como vimos, a unidade condensadora possui:

  • Serpentina;
  • Ventilador;
  • Carcaça.

Ao passo que a evaporadora encontra-se no ambiente interno e, consequentemente, protegida da ação do tempo, a condensadora encontra-se na parte externa e, por isso, está sujeita a intempéries, tais como:

  • Sol;
  • Chuva;
  • Ventos;
  • Neve;
  • Granizos, entre outras.

A serpentina suja poderá causar a obstrução do fluxo de ar e forçar um maior trabalho do aparelho. De tal modo, há risco de gerar consequências negativas, desde o aumento do consumo energético à pane do aparelho.

Inclusive em alguns casos de péssimas condições de higiene da unidade condensadora, há relatos de grande aumento no consumo da energia elétrica e de não climatização do ambiente. Ou seja, o usuário acaba pagando mais na conta de energia sem contar com uma boa refrigeração do ambiente.

A serpentina por ser uma das principais peças do ar-condicionado, se muito suja pode levar ao falecimento do motor. Ao se fazer uma pesquisa na revenda de peças, constata-se que a serpentina é a peça que apresenta maior valor. Logo, todo cuidado é necessário!

Portanto, uma boa limpeza é fundamental para se evitar o aumento do consumo de energia, problemas na climatização do ambiente e, se pensando em consequências mais graves, pane do motor.

No mercado, existem inúmeras empresas especializadas em limpezas do aparelho e que inclusive oferecem um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Daí se você não se sente apto para limpar seu aparelho, não pestaneje em contar com apoio profissional!

Siga o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)

É importante seguir o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) ou estado de limpeza da unidade condensadora.

Assim como nosso organismo precisa, ao longo da vida, de acompanhamento médico para um bom funcionamento, com o aparelho de ar-condicionado também não é diferente, é importante contar com o PMOC.

Todo PMOC será planejado e montado em conformidade com o tipo de ambiente, a intensidade do uso do aparelho e o número de pessoas que costumam frequentar o ambiente onde é utilizado o aparelho.

Há PMOC que estabelecem a limpeza da condensadora uma vez por mês, já outros a cada seis meses. Genericamente, a limpeza deverá ocorrer, ao menos, uma vez por ano. Se você ainda tem dúvidas, é importante planejar a limpeza com um profissional de sua confiança!

Agora que viu como é fundamental manter uma boa higiene da unidade condensadora, não perca tempo! Limpe-a imediatamente! E se ainda tem receio de fazer sozinho, busque auxílio profissional!

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários