Blog

Para que serve o ar condicionado multi split?

Por Summer Cool em | Ar condicionado
Para que serve o ar condicionado multi split?

O ar condicionado multi split é dos mais comuns existentes no mercado e se trata de um sistema muito eficiente. O diferencial é usar apenas uma unidade externa e mais de duas unidades internas (o aparelho de ar condicionado propriamente dito).

O que significa multi?

A palavra multi é vinda do latim, multus, e significa múltiplo. Logo, vai de encontro com a definição acima mencionada, este modelo de ar condicionado pode ser instalado em múltiplos cômodos.

E split?

Como já mencionado em um dos artigos aqui do Blog Summer Cool Facilities, o nome split indica que o ar condicionado em questão é formado por duas partes principais: a condensadora, aquele equipamento que fica na parte externa, e da evaporadora, o aparelho que fica dentro, emitindo o ar fresco.

Vantagem em instalar ar condicionado multi split

O sistema de ar condicionado multi split é muito indicado para comércios que contam com mais de um ambiente que necessitam de climatização. As residências também podem instalar na sala e nos quartos, por exemplo.

A principal vantagem é que cada aparelho ou unidade interna instalada, tem controle de temperatura independente, ou seja, cada pessoa escolhe como quer a climatização.

A potência de ar dispensado em cada unidade interna depende da capacidade da unidade externa. Quanto maior a capacidade em BTUs, mais ar refrigerado é enviado aos cômodos, sem que sobrecarregue o sistema.

O que são os BTUs?

O BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica. Trata-se de uma unidade que mensura quanta energia é necessária para elevar a temperatura de um aparelho de ar condicionado, no caso. É comumente utilizado para definir a potência em aparelhos de refrigeração.

Para determinar o aparelho de ar condicionado mais indicado para uma casa, por exemplo, são feitos cálculos que usam o número de pessoas que transitam no local diariamente, os m², todos os aparelhos eletrônicos que possam irradiar calor de alguma maneira.

Após todos os cálculos, o BTU é indicado e a pessoa pode adquirir a climatização correta baseadas em sua vida. Na internet, você encontrará tabelinhas prontas com o cálculo já feito, mas não se engane. Consulte profissional ou empresa de sua confiança para auxiliá-lo.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários