Blog

Todo ar-condicionado faz barulho?

Por Summer Cool em | Ar condicionado
Todo ar-condicionado faz barulho?

Característica pode estar relacionada a problemas técnicos

Aparelhos barulhentos atrapalham praticamente qualquer ambiente. Por isso, é importante saber escolher um ar-condicionado silencioso ou, no mínimo, conhecer os principais problemas que causam esse incômodo. Nesse caso, são:

  • Danos ou defeitos na carenagem,
  • Danos ou defeitos nos filtros,
  • Danos ou defeitos nas grades,
  • Danos ou defeitos no motor,
  • Danos ou defeitos na turbina.

Quer conhecer mais esses pontos e saber como investir no dispositivo certo? Continue no nosso artigo!

O que é ser silencioso?

Em linhas gerais, trabalhamos com o som produzido por aparelhos de ar-condicionado através do decibel (dB), uma medida utilizada para calcular o volume que nosso ouvido consegue suportar. Claro, existem diversas particularidades em relação ao estudo dessas informações, mas vamos ser mais superficiais visando uma maior objetividade.

Bem, nosso cérebro pode perceber estímulos como esses a partir de 0 dB. Para se ter uma noção, costumamos conviver com ruídos que vão de 50 dB a 60 dB, o nível médio da nossa voz. Ambientes com muitas pessoas podem atingir 80 dB, enquanto aviões podem chegar a insuportáveis 130 dB.

Afinal, e os ares-condicionados?

O calar da noite pode causar a impressão de que esses aparelhos são muito mais barulhentos do que realmente são. Porém, isso não é bem verdade. Em geral, os aparelhos de ar condicionado funcionam produzindo sons entre 40 dB, internamente, e 60 dB, externamente, números que diminuem cada vez mais conforme cada nova geração é disponibilizada no mercado.

Por isso, se você procura algo silencioso, se atente a esses números. Quanto menor o dB, mais baixo o som produzido. Para ilustrar esse ponto de maneira mais direta, separamos algumas imagens retiradas de alguns dos principais sites de vendas do país.

Ar condicionado na loja Magazine Luiza com nível de ruído Interno/ Externo em 41/27 dB
Ar condicionado na loja Ponto Frio com nível de ruído Interno/ Externo em 36/55 dB

Porém, na prática as coisas podem ser um pouco diferentes. À medida que esses objetos são utilizados, um desgaste natural pode ser percebido e, consequentemente, esses dígitos mudam.

Quais os principais problemas?

Nos baseamos em alguns artigos para mostrar os quatro principais defeitos apresentados por produtos desse gênero com o passar do tempo. São os seguintes:

  • Danos ou defeitos na carenagem

Por mais que os materiais utilizados na construção dessa peça sejam extremamente resistentes, é comum que o tempo cause um desgaste natural. Isso é gerado pela oscilação de temperatura do aparelho, que altera as moléculas desse elemento e pode causar, nos casos mais comuns, uma sequência de estalos. Além disso, rachaduras e espaços soltos, causados por acidentes ou falta de cuidados, também podem ser os responsáveis por ruídos incômodos.

  • Danos ou defeitos nos filtros

A falta de limpeza pode ser um dos principais causadores de problemas nessas peças. Caso não seja feita, a passagem de ar pode ser comprometida, ação que amplia a temperatura de todo o sistema e pode gerar problemas ainda mais graves.

  • Danos ou defeitos nas grades

Esse problema é frequentemente causado por encaixes incorretos no momento de se realizar a manutenção desses tipos de aparelhos. Portanto, ao realizar qualquer alteração nesse sentido, é extremamente importante se certificar de que todas as peças foram removidas e recolocadas corretamente.

  • Danos ou defeitos no motor

Assim como qualquer outro objeto dessa categoria, os motores dos aparelhos de ar-condicionado geram barulho de forma natural. Porém, sons excessivos não são comuns e podem ser causados por diversos motivos, desde a falta de limpeza até o afrouxamento de peças. Em modelos menos potentes, o uso excessivo pode causar uma sobrecarga que também causa reflexos nesse sentido.

  • Danos ou defeitos na turbina

Esse defeito é bem amplo e pode gerar consequências em diversas outras partes. Alguns dos exemplos mais comuns são o compressor, o ventilador e o protetor térmico. Cada um deles gera um som específico, que pode ser facilmente identificado, em alguns casos, por pessoas que não trabalham na área.

Vale destacar que, em todos os casos, o ideal é que o consumidor confira a garantia do produto e, se for o caso, encaminhe o objeto a profissionais capacitados para sua manutenção. Mas, vale se atentar a outro ponto.

E se o problema não for o produto?

Por mais que videoaulas tenham sido uma das melhores maneiras de portais online democratizarem conhecimento, elas também servem como vazão de materiais extremamente superficiais e danosos. Afinal, quantas vezes você tentou realizar alguma instalação ou manutenção doméstica, baseada nesses conteúdos, e acabou pior do que quando começou?

O mesmo vale para o nosso tema. Por mais que vídeos façam parecer que o processo de instalação de um ar-condicionado seja uma tarefa simples, o melhor a se fazer é deixar esse serviço nas mãos de trabalhadores dedicados ao tema. Sem eles, existem riscos reais de seu produto sofrer danos e perder a garantia do fabricante, ficando com defeitos permanentes como barulhos, desregulagens, e outras coisas do gênero.

Além disso, tentar realizar essa ação sem o auxílio de equipamentos de proteção pode ser extremamente perigoso, assim como foi demonstrado pelo fatídico acidente sofrido pelo apresentador Gugu Liberato, em novembro de 2019. Por isso, não se apresse e contate especialistas no assunto.

Caso haja a necessidade de medidas mais desesperadas, diversos portais podem oferecer aparelhos de ar-condicionado com preços justos e desempenhos muito eficientes, conforme a necessidade de cada um.

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários